- Ano: 2015
-
Fotografias:Salva Lopez
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Castelo de Peratallada, localizado no município de Baix Empordà (Catalunha, Espanha) é considerado patrimônio nacional por seu valor artístico e histórico, preservando através das espessas paredes de pedra o passado medieval. Sua composição conta com um novo paisagismo feito pelo estúdio de arquitetura MESURA. Peratallada, cujo nome deriva implicitamente dos vocábulos "pedra cortada" é um dos enclaves medievais mais singulares do país, graças ao ostentoso castelo composto por vários edifícios que dividem um pátio comum.
No coração deste pátio, uma tímida e camuflada residência de veraneio, lugar de retiro para o corpo e mente, reclama por um jardim com terraço.
O categórico respeito a história do lugar e um uso material de origem local, junto com a decisão projetual de utilizar a piscina (e os três níveis que a acompanham) como rótula para salvar uma topografia complexa completam a adequação do entorno paisagístico do lugar.
Próximo a residência, uma bela acácia centenária se ergue como contraponto a horizontalidade do projeto.
O mármore travertino branco de origem turca, materialidade principal do projeto, coloniza os três níveis de terraço mediante peças recuperadas a partir de um projeto alheio em outro povoado da província de Girona. Esta origem de caráter reciclado impõe trabalhar o material em peças de formato reduzido e com distintos tamanhos, através de um trabalhoso encaixe.
A piscina, revestida de micro-cimento incolor, conserva em seu reflexo os vestígios do passado medieval e a natureza do entorno, colaborando com o lugar através do som do constante movimento de água, que corre por um dos lados longitudinais desta área até jazer em um canal deliberadamente inundado.